Testes Físicos:
Gramaturas de um papelão ondulado é dado em função do peso de um metro quadrado e é expresso em g/m².
Normalmente especificado para clientes que exportam produtos como café solúvel, fumo prensado entre outros produtos, por causa da exigência dos peso líquido e bruto.
Cálculo da gramatura;
Para se calcular a gramatura de uma qualidade de papelão ondulado, considera-se a somatória das capas, com o miolo, acrescido de 1.38 para onda B, 1.43 para a onda C e aproximadamente 15g. de cola para parede simples e 30g. para parede dupla.
Coluna e Crush:
Resistência oferecida pelo papelão, em aparelho específico à pressão uniformemente distribuída e crescente aplicada no sentido da largura do corpo de prova, sob condições tais que ele, inicialmente em posição vertical, se flexione até seu colapso. Seu resultado é expresso em kgf/cm².
Guilhotina:
As guilhotinas de papelão servem para cortar o papelão. Uma de suas vantagens é a sua precisão e velocidade, caso o processo precisa ser escalável.
Mullen:
Resistência oferecida pelo papelão ondulado à pressão necessária para produzir a ruptura, quando aplicada em aparelho específico, de maneira uniforme crescente, mediante um diafragma elástico.
Seu resultado é expresso em kg/cm².
Micrômetro:
Esse instrumento serve para medir espessura, altura, largura e profundidade de peças pequenas, em milímetros ou polegadas.
Cobb:
É o teste que demonstra a absorção de água pelo papelão ondulado. Seu resultado é expresso em g/m².
Especificado para o segmento de caixas que venham a se submeter a ambientes frigorificados ou de grande umidade.
Balança para gramatura:
A balança para gramatura é utilizada quando o usuário necessita ter a maior exatidão possível no processo de pesagem como, na qual a tolerância para erros deve ser mínima. Esse dispositivo possui uma elevada sensibilidade.