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Transforme a experiência de unboxing do seu produto:

unboxing

 
O que é unboxing e como agregar valor ao seu produto:

O unboxing é o termo utilizado para descrever o ato de retirar produtos da caixa, ou melhor: momento de desempacotar. Tornou-se popular mundialmente com a entrega de encomendas via correio, simbolizando o instante em que finalmente abrimos a caixa e reagimos ao produto.

Unboxing tem como propósito encantar o cliente, as marcas desenvolvem estratégias para criar uma experiência positiva ao receber o produto.

Qual caixa se ajusta perfeitamente ao seu produto, que material será utilizado para garantir a segurança do que você está vendendo, e que cor, tema ou formato pode agregar um diferencial à experiência de unboxing.

O segredo para uma embalagem bem-sucedida é conhecer o seu público-alvo e criar um contexto exclusivo. Datas comemorativas podem ser aproveitadas, assim como papéis decorativos ou ilustrações temáticas.

Boas práticas para uma experiência de unboxing

Agora que você compreendeu o conceito, provavelmente está se perguntando como criar uma experiência de unboxing inesquecível. Separamos cinco dicas para planejar e otimizar seus resultados!

1. Conheça o seu público;

A base de toda boa ação de vendas é compreender quem você deseja impactar. Um estudo detalhado da sua persona pode ajudá-lo a identificar as melhores estratégias para uma experiência de unboxing.

Com o perfil do seu consumidor mapeado, você começa a selecionar as ideias. Um perfil mais sofisticado de cliente pode exigir (e pagar) por embalagens mais refinadas. Ao mesmo tempo, consumidores mais jovens e conectados às redes sociais podem ser atraídos com links para o seu Instagram, ou algo nesse sentido.

Portanto, pense em quem vai receber o produto em casa para criar uma experiência de unboxing perfeita.

2. Pense na sua embalagem;

A embalagem é muito mais que uma caixa.

Primeiro, porque é o cartão de visitas da sua experiência de unboxing, sendo a primeira coisa que seu cliente verá ao receber a encomenda. Segundo, porque a embalagem tem a função de proteger o que está dentro.

Certifique-se de que o material é suficientemente resistente para armazenar seu produto e lembre-se que o pacote será manuseado diversas vezes ao longo do trajeto. Uma dica essencial é embalar seus produtos mais frágeis (como vidro, porcelana, artesanato e eletrônicos) em plástico bolha. Nada pior para a experiência de unboxing do que receber uma mercadoria danificada.

Foque na personalização do interior da embalagem, como uma caixa extra, envelope ou embrulho. Outra prática bem avaliada pelos consumidores é o uso de embalagens em materiais sustentáveis, como:

Papel de seda personalizado;

Etiquetas adesivas;

Fitas decorativas;

Envelopes acolchoados personalizados;

Papel vegetal;

Caixas com impressão personalizada;

Cartões de agradecimento personalizados.

3. Como o seu consumidor abre o pacote;

Organize os itens de maneira lógica dentro da embalagem. Após o despacho, seu produto passará por diversas mãos até chegar ao cliente. Portanto, monte o pacote com algumas orientações sobre como o unboxing deve ser realizado.

Marcar a caixa com adesivos como “Este lado para cima”, organizar o produto dentro de outro recipiente, envolver em papel ou plástico são algumas sugestões que podem facilitar o manuseio.

Se optar por incluir algum item extra, brinde ou cartão, certifique-se de que este bônus não ficará solto na caixa, evitando criar mais confusão do que impacto positivo na experiência.

4. Personalização, itens colecionáveis ou amostras;

Você já ouviu o termo “overdelivery”? Também originado do inglês, significa entregar mais do que o combinado.

Por razões óbvias, clientes adoram ser surpreendidos com mensagens manuscritas, itens colecionáveis, amostras grátis ou cupons de desconto incluídos nos seus pacotes.

Essa sensação de receber mais do que foi comprado gera gratidão. Trata-se de um investimento da sua marca para construir uma relação de carinho com o cliente.

Você não precisa gastar fortunas para criar a sensação de overdelivery. Um cupom para a próxima compra ou uma dedicatória em forma de mensagem podem cumprir bem esse papel. Vai da sua criatividade, adaptação do produto e público.

5. O básico também tem seu valor

Não comprometa a experiência de unboxing com ideias extravagantes. Considere seu orçamento e a logística antes de planejar um brinde ou surpresa dentro do pacote.

Brindes como líquidos, perfumes fortes, enfeites delicados e caixas complexas podem não suportar trajetos longos de envio. Se optar por algo assim, embale bem. Novamente, preste atenção à organização e à ordem em que o cliente irá abrir a encomenda.

O simples, com personalidade e cuidado, tem muito valor e poder de encantamento.

Para lojas e marcas, o unboxing é poderoso de duas maneiras: gera valor de marca junto aos consumidores e incentiva o compartilhamento de mídia espontânea.

Quando o cliente recebe uma compra em forma de presente, sente-se especial. Isso demonstra que sua marca valoriza o investimento dos clientes e os considera prioridade. Essa sensação leva a indicações, recompras, recomendações e lembrança.

Clientes sempre voltam quando se sentem bem atendidos.

Essa relação de reciprocidade também possibilita a mídia espontânea. Você pode incentivar o cliente a gravar o unboxing da próxima compra, por exemplo. Ou pedir para que tire uma foto do produto em uso. Ou que grave um look usando suas peças, no caso de lojas de roupas.

Quando estão satisfeitos e felizes com a experiência, as pessoas se sentem à vontade para compartilhar. Sobretudo quando são recompensadas com uma postagem especial da loja ou um desconto para clientes fiéis.


💡 Um lembrete sempre vai bem: coloque um adesivo ou um recadinho na embalagem pedindo que as pessoas fotografem e publiquem seus produtos nas redes sociais.

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